GEJA capacita adultos com vivência escoteira

Mini-curso oferecido a adultos interessados em atuar como voluntários no GEJA - ou que começaram a atuação recentemente - abordou aspectos como fundamentos do escotismo, segurança em atividades, gestão de adultos e outros temas.

O mini-curso abordou aspectos como fundamentos do escotismo, segurança em atividades, gestão de adultos e outros temas.

No último sábado (30/out/2021), das 14h às 18h, a Diretoria de Métodos Educativos do GEJA aplicou a Vivência Escoteira GEJA para 13 adultos. Foram pais e mães interessados em atuar ou que já começaram sua atuação como voluntários em diferentes seções do grupo, alguns com experiência como membros juvenis e outros que estão conhecendo o Escotismo agora.

A vivência foi organizada e conduzida por Marcelo Elias (Diretor de Métodos Educativos do GEJA e membro da Diretoria Regional de Gestão de Adultos), com o apoio de Bruno Souza (Diretor Presidente do GEJA e ex-membro da Equipe Regional de Gestão de Adultos), e teve uma abordagem essencialmente prática – ou seja, boa parte da formação foi trabalhada através do “aprender fazendo”. Com isso, os adultos hastearam e arriaram a bandeira, tiveram instruções sobre nós, participaram de jogos de socialização, passaram por uma falsa baiana (agradecimentos especiais aos Chefes Max, Cláudio e João Carlos, que montaram e cuidaram da segurança e da aplicação da falsa baiana), aprenderam canções escoteiras em conjunto com a Tropa Escoteira Cruzeiro do Sul e se embananaram tentando fazer tic-tic-tic paf-paf-paf – quem participou vai lembrar! Cada atividade era acompanhada de uma reflexão e serviu como ponto de partida para a apresentação dos pontos fundamentais da vivência:

  • Fundamentos do Escotismo
  • Programa Educativo
  • Jogos e Canções
  • Segurança em Atividades e
  • Sistema de Formação de Adultos

Na bandeira de encerramento, os participantes avaliaram a tarde e destacaram o diferencial da metodologia utilizada: todos esperavam um curso teórico e ficaram surpresos com o fato de que puderam experimentar o que é uma atividade escoteira e entender alguns dos “por quês” de como as coisas são feitas no Escotismo – todos adoraram a oportunidade de aprender enquanto se divertiam.

Autor

  • Bruno Souza

    Fui escoteiro dos 11 aos 14 anos. Depois cuidei da vida - estudos, trabalho, família. Retornei ao Escotismo quase 30 anos depois, com o ingresso da minha filha e, mais tarde, do restante da família. Atualmente, atuo como Diretor de Métodos Educativos no GEJA e na equipe da Diretoria de Gestão de Adultos da Região Escoteira do DF.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.