GEJA Realiza Oficina de Canções Escoteiras para seus voluntários

No último dia 27 de abril, tivemos nossa 2ª Oficina Técnica de 2024 com um tema que todos nós adoramos: “Canções Escoteiras”. Foi uma manhã incrível onde exploramos como as músicas, e em especial as canções escoteiras, podem ser uma ferramenta poderosa para desenvolver habilidades e valores nos nossos jovens, além de fazerem parte de itens de progressão de cada ramo.

A oficina ensinou sobre a importância das canções nos programas de cada ramo escoteiro e onde encontrar as letras nos guias dos jovens. Além disso, dividimos as canções em categorias que fazem todo sentido para a nossa rotina escoteira:

  • Músicas para ocasiões especiais
  • Músicas utilitárias
  • Músicas universais
  • Músicas desafio
  • Músicas com coreografias
  • Músicas escoteiras clássicas

Os escotistas Itamar, Rita Campos e Tiago Sebba lideraram a oficina, com a colaboração de Emanuela Batista no planejamento. Eles destacaram como a tradição oral do escotismo mantém essas músicas vivas, passando de líder para líder e de escoteiro para escoteiro, o que às vezes leva a algumas variações interessantes.

Para quem quiser se aprofundar, há muitos recursos online disponíveis, como letras com cifras para violão e vídeos demonstrativos. Isso tudo ajuda a aprender e praticar as canções de forma eficaz.

Confira alguns links úteis que reunimos para facilitar seu acesso a esses materiais:

No entanto, a melhor fonte de conhecimento são os chefes mais antigos do seu grupo ou região para saber como a música é cantada perto de você.

A oficina foi um sucesso e reforçou como a música é essencial no nosso desenvolvimento escoteiro, unindo a tradição e a inovação. Vamos continuar explorando e curtindo a música juntos!

Um resumo do conteúdo da oficina foi consolidado em um documento que está disponível para download:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.