Autorização e ficha médica: onde encontrar?

Um item indispensável para que o jovem participe do GEJACamp - e de qualquer atividade externa - é levar a autorização assinada pelos responsáveis. Saiba como localizar esse documento e imprimir.

Em todo evento escoteiro fora da sede, pais ou responsáveis precisam autorizar a ida e a participação do jovem (lobinho, escoteiro, sênior ou guia) que ficará sob os cuidados dos adultos voluntários do grupo.

No próximo fim de semana, durante o GEJACamp – nosso acampamento de grupo – todos os jovens participantes precisarão levar essa autorização assinada para a Chácara Pequi, local do acampamento.

Atualmente, essa autorização deve ser impressa pelo Paxtu.

Mas, afinal, o que é Paxtu?

“Paxtu” é o nome do sistema de informação e gestão utilizado pelos Escoteiros do Brasil. Nele, os chefes de seção registram as conquistas e os próximos desafios dos jovens. A ferramenta tecnológica permite também que o próprio lobinho, escoteiro, sênior, guia ou pioneiro acompanhe sua vida escoteira e interaja com os adultos voluntários. As informações contidas no Paxtu são, também, as mesmas que aparecem no aplicativo mAPPa, utilizado no celular para acompanhamento da progressão.

Todas as atividades externas do grupo (ou da seção) também são registradas no Paxtu e, por isso, a autorização para participação nos eventos deve ser retirada por lá.

Passo a passo para entrar no Paxtu:

  1. Acesse https://paxtu.escoteiros.org.br/meupaxtu/
  2. Para o login, use:
    • número de registro do jovem, sem o dígito verificador (caso não tenha, entre em contato com o chefe da seção); e
    • senha (no primeiro acesso, a senha é a data de nascimento do jovem, no formato ddmmaaaa), mas o sistema exigirá a alteração da senha após o primeiro acesso).
  3. À esquerda, clique em “Agenda” e, em seguida, “Autorização para Atividade”
  4. Localize a linha GEJACamp 2022 e clique no desenho da impressora. Um documento em PDF será aberto.
  5. Imprima o documento
  6. Faça os ajustes necessários na ficha médica do jovem (a caneta)
  7. Preencha a autorização com o seu nome, número de documento e parentesco com o jovem
  8. Assine a autorização

Um detalhe importante: a autorização deve ser assinada por um dos pais ou responsáveis legais pelo jovem!

Agora, pronto! Basta pedir para que o jovem coloque o documento na mochila e entregue para a chefia no início do acampamento.

Curiosidade: Paxtu, o último refúgio de BP

Paxtu é o nome da residência em que Baden-Powell, fundador do escotismo, viveu seus últimos anos. Em outubro de 1938, ele sai da Inglaterra e se muda para o novo local, ao pé do Monte Quênia, nas Terras Altas Centrais, a cerca de 100 km ao norte de Nairóbi, na África, para descansar e ficar em contato com a natureza, em paz – do latim “pax”.

Na logomarca do Paxtu, o “X” é estilizado, lembrando a pequena casa em que viveu Baden-Powell.

Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.