GEJA revitaliza praça na Cidade Estrutural

Jovens e adultos do Grupo Escoteiro José de Anchieta – 11º DF realizaram o Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Comunitária no sábado (28/Set), em uma ação de revitalização da Praça Central da Cidade Estrutural.

Trata-se da principal praça da cidade, que conta com uma população de aproximadamente 45 mil moradores. A Cidade Estrutural nasceu a partir de uma invasão de catadores de lixo próximo ao aterro sanitário do Distrito Federal. Há cinco escolas no local, três das quais se encontram ao redor da praça revitalizada. Além disso, também circundam a praça o Centro da Juventude e uma Igreja, além do restaurante comunitário, a 200 metros de distância.

A ação do GEJA abrangeu a recuperação da infraestrutura existente, como pintura da quadra poliesportiva, do parquinho e de bancos; o plantio de árvores e jardins; a construção de um parque de pneus; e a realização de ações sociais, dentre as quais uma oficina, jogos escoteiros educativos para jovens de 7 a 17 anos da comunidade e outras iniciativas. Toda a mobilização movimentou 190 escoteiros, além de moradores da região, beneficiando aproximadamente cinco mil pessoas.

O projeto tem o apoio e participação da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEDUH), da Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (CODHAB/DF), da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (NOVACAP) e da Administração Regional da Cidade Estrutural, além de empresas privadas que contribuem com a doação de materiais como tintas, pinceis e outros insumos.

Segundo Bruno Souza, Diretor Presidente do Grupo Escoteiro José de Anchieta, “realizamos ações como essa por dois motivos: contribuir para a comunidade e, principalmente, desenvolver nos nossos jovens o espírito de solidariedade e responsabilidade para com o próximo”.

Autor

  • Bruno Souza

    Fui escoteiro dos 11 aos 14 anos. Depois cuidei da vida - estudos, trabalho, família. Retornei ao Escotismo quase 30 anos depois, com o ingresso da minha filha e, mais tarde, do restante da família. Atualmente, atuo como Diretor de Métodos Educativos no GEJA e na equipe da Diretoria de Gestão de Adultos da Região Escoteira do DF.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.