Gestão do GEJA

O GEJA está estruturado conforme o Estatuto dos Escoteiros do Brasil e o seu próprio regulamento.

Organograma

Navegue pelas estruturas do GEJA

Assembleia de Grupo

A Assembleia de Grupo, órgão máximo do GEJA, é composta pelos membros previstos no Estatuto da União dos Escoteiros do Brasil, incluindo também até 4 (quatro) jovens por Seção do Ramo Sênior, escolhidos pela Corte de Honra de cada Seção.

Comissão Fiscal

A Comissão Fiscal de Grupo é o órgão de fiscalização e orientação da gestão patrimonial e financeira do GEJA, tendo o seu funcionamento e suas atribuições definidas no Estatuto da UEB.

Diretoria

Atribuições Compartilhadas
  1. Obter recursos materiais, humanos e financeiros para a consecução das finalidades do GEJA;
  2. Assegurar a continuidade e o desenvolvimento do Grupo Escoteiro;
  3. Fixar as atribuições dos diretores nomeados não previstas neste regulamento;
  4. Deliberar sobre as campanhas financeiras a serem realizadas pelas seções, após a aprovação dos Conselhos de Pais das mesmas;
  5. Subsidiar os atos do Diretor Presidente, por meio de consultas, propostas, pareceres e outros mecanismos que possam contribuir para a tomada de decisão;
  6. Aprovar as taxas de contribuições de participação no Grupo e a forma do seu pagamento;
  7. Aprovar a ampliação, redução, abertura ou fechamento de seções do GEJA;
  8. Manter em dia todas as obrigações legais, fiscais e estatutárias de sua competência, cumprindo-as e fazendo-as cumprir a todos os membros e órgãos de sua responsabilidade;
  9. Elaborar e validar processos e procedimentos internos para gestão do grupo;
  10. Organizar os “achados e perdidos” no GEJA.

Presidência

Compete ao Diretor Presidente, além das atribuições previstas no Estatuto da UEB e em atos normativos nacionais e/ou regionais:

  1. obter recursos materiais, humanos e financeiros para a consecução das finalidades do GEJA;
  2. assegurar a continuidade e o desenvolvimento do Grupo Escoteiro;
  3. fixar as atribuições dos diretores nomeados não previstas neste regulamento;
  4. deliberar sobre as campanhas financeiras a serem realizadas pelas seções, após a aprovação dos Conselhos de Pais das mesmas;
  5. subsidiar os atos do Diretor Presidente, por meio de consultas, propostas, pareceres e outros mecanismos que possam contribuir para a tomada de decisão;
  6. aprovar as taxas de contribuições de participação no Grupo e a forma do seu pagamento;
  7. aprovar a ampliação, redução, abertura ou fechamento de seções do GEJA;
  8. manter em dia todas as obrigações legais, fiscais e estatutárias de sua competência, cumprindo-as e fazendo-as cumprir a todos os membros e órgãos de sua responsabilidade;
  9. promover o alinhamento do posicionamento institucional do grupo junto a questões colocadas pela comunidade e pela UEB;
  10. propor e acompanhar projetos especiais;
  11. elaborar o relatório anual de grupo;
  12. elaborar o planejamento de grupo;
  13. mediar conflitos internos entre adultos voluntários, familiares e outras pessoas;
  14. encaminhar solicitações de distintivos especiais e solicitação de autorização para atividades externas à região escoteira, conforme normas regionais e nacionais;
  15. atuar no relacionamento institucional com outras organizações;
  16. intermediar conflitos entre membros das chefias das seções;
  17. participar de reuniões regionais de presidentes e manter a comunicação através dos canais oficiais da região escoteira com outros diretores presidentes do DF.
  18.  

Administrativa

Compete ao Diretor Administrativo, além das atribuições previstas no Estatuto da UEB e em atos normativos nacionais e/ou regionais:

  1. manter organizados e atualizados todos os documentos e registros do GEJA e de seus integrantes nos meios oficiais vigentes, em especial no PAXTU;
  2. supervisionar a atuação do Diretor de Patrimônio;
  3. providenciar e emitir os certificados de nomeação e de eleição para os Escotistas e Diretores eleitos e nomeados;
  4. providenciar o registro, a transferência e a renovação do registro dos associados do GEJA junto à UEB;
  5. receber os novos associados beneficiários e seus pais e/ou responsáveis para a inscrição no GEJA, orientando-os em relação ao Movimento Escoteiro e aos compromissos em colaborar com a autonomia dos jovens e com o Grupo e outras questões administrativas;
  6. orientar as atividades e negócios da Loja Escoteira do GEJA, providenciando a aquisição dos produtos e zelando pelas boas práticas comerciais;
  7. substituir o Diretor Presidente em suas ausências e impedimentos;
  8. manter o adjunto, quando nomeado, em condições de substituí-lo em qualquer eventualidade.

Métodos Educativos

Compete ao Diretor de Métodos Educativos, além das atribuições previstas no Estatuto da UEB e em atos normativos nacionais e/ou regionais:

  1. orientar, supervisionar e auxiliar tecnicamente todas as Seções do GEJA, para seu melhor funcionamento dentro do Propósito, dos Princípios e do Método Escoteiro;
  2. planejar, coordenar e avaliar as atividades técnicas do GEJA, aprovadas pela Diretoria de Grupo, ou designar quem as dirija;
  3. indicar, para nomeação pelo Diretor Presidente, os Escotistas de cada Seção do GEJA;
  4. indicar o Assessor Pessoal de Formação de Escotistas e Dirigentes para nomeação pelo Diretor Presidente;
  5. resolver quaisquer disputas entre associados beneficiários e Escotistas do GEJA, submetendo-as, quando achar conveniente, à Diretoria de Grupo para que possa decidir ou designar árbitro independente;
  6. participar, quando desejar, das reuniões das Seções do GEJA, bem como de qualquer atividade das Seções ou de qualquer dos seus órgãos;
  7. autorizar a participação de associados beneficiários e adultos do GEJA em atividades distritais, regionais, nacionais e internacionais;
  8. elaborar e submeter à Diretoria de Grupo, para encaminhamento ao Conselho de Chefes, o calendário anual de atividades do Grupo;
  9. receber os adultos interessados em se tornar voluntários e orientá-los sobre procedimentos, compromissos e expectativas a respeito de sua atuação no Movimento Escoteiro;
  10. substituir o Diretor Presidente em suas ausências e impedimentos, quando o Diretor Administrativo e o Diretor Financeiro também estiverem ausentes ou impedidos;
  11. manter o adjunto, quando nomeado, em condições de substituí-lo em qualquer eventualidade;
  12. oferecer oportunidades de desenvolvimento e formação contínua para os adultos voluntários;
  13. estabelecer ou negociar a definição dos APFs para voluntários novos ou realocação de voluntários antigos;
  14. participar das reuniões regionais de DMEs;
  15. ao final de cada ano, informar a Diretoria Administrativa quais adultos voluntários permanecerão no grupo e devem ter seus registros renovados;
  16. intervir, negociar, acompanhar, orientar, palpitar, decidir, ouvir, aconselhar, mentorar qualquer caso de jovens relacionado à aplicação do Programa Educativo;
  17. supervisionar, orientar e certificar a aplicação do Programa Educativo dos Escoteiros do Brasil por todas as Seções;
  18. participar da abertura de novas seções;
  19. participar, orientar, opinar, decidir sobre a aplicação do Programa Educativo em caso de jovens com necessidades especiais ou transtornos de comportamento e emocionais; quando necessário, buscar ajuda externa;
  20. participar esporadicamente das reuniões de planejamento das chefias das seções;
  21. supervisionar, acompanhar, orientar o planejamento e implementação de atividades de grupo e atividades Nacionais e Regionais;
  22. interagir com as demais diretorias e articular e intermediar a participação das demais diretorias em eventos;
  23. estabelecer data, local, formato, programação de atividades e realizar a coordenação de Indabas de grupo;
  24. supervisionar, orientar e acompanhar os APFs;
  25. manter-se atualizado sobre assuntos referentes ao Projeto Educativo dos Escoteiros do Brasil e a Política de Gestão de Adultos, assim como implementar e supervisionar os impactos de eventuais atualizações desses documentos;
  26. informar e capacitar toda a comunidade do GEJA sobre alterações no Projeto Educativo conforme a relevância e as áreas de interesse;
  27. organizar e supervisionar as passagens de Ramos;
  28. elaborar o calendário de grupo para apreciação da Diretoria e do Conselho de Chefes.

Financeira

Compete ao Diretor Financeiro, além das atribuições previstas no Estatuto da UEB e em atos normativos nacionais e/ou regionais:

  1. receber taxas, contribuições, donativos, subvenções e quaisquer outras rendas em favor do GEJA;
  2. efetuar os pagamentos autorizados pela Diretoria de Grupo;
  3. depositar em conta bancária e/ou em conta tipo investimento, em banco oficial escolhido pela Diretoria de Grupo, os recursos do GEJA, não devendo, sem justificativa, conservar em caixa quantia superior a cinco vezes a taxa de custeio do Grupo;
  4. assinar, com outro Diretor eleito, preferencialmente o Diretor Presidente, os cheques e documentos onerosos do Grupo;
  5. preparar os demonstrativos de receitas e despesas do GEJA, apresentando-os periodicamente à Comissão Fiscal do Grupo;
  6. apresentar, para incorporação ao Relatório Anual do Grupo, o demonstrativo de receitas e despesas do exercício financeiro, com parecer da Comissão Fiscal do Grupo;
  7. propor à Diretoria de Grupo os ajustes julgados necessários nas mensalidades e/ou taxas do GEJA;
  8. conceder suprimentos de fundos, conforme deliberação da Diretoria de Grupo, recebendo a prestação de contas dos gestores designados;
  9. manter a Diretoria de Grupo informada sobre os casos de inadimplência;
  10. notificar os responsáveis sobre as irregularidades financeiras, solicitando o seu saneamento;
  11. notificar os Chefes de Seção sobre impedimento de participação de associados beneficiários em atividades em função de irregularidades financeiras;
  12. substituir o Diretor Presidente em suas ausências e impedimentos, quando o Diretor Administrativo também estiver ausente ou impedido;
  13. manter o adjunto, quando nomeado, em condições de substituí-lo em qualquer eventualidade.
  14. fazer o controle de pagamento dos registros, produtos e fornecedores relacionados aos eventos do GEJA;
  15. reembolsar despesas feitas por adultos voluntários em nome do GEJA, conforme determinações da Diretoria.

Relacionamento Institucional

Compete ao Diretor de Relacionamento Institucional, quando nomeado, além das atribuições previstas no Estatuto da UEB e em atos normativos nacionais e/ou regionais:

  1. receber os visitantes à sede do GEJA, assistindo-os e dando-lhes as informações solicitadas;
  2. realizar a entrevista inicial com os pais e/ou responsáveis por jovens interessados em ingressar no Grupo;
  3. promover a divulgação do Escotismo, em especial do GEJA;
  4. estimular o uso de jornais, murais, internet e outros meios para fazer chegar informações de interesse do Grupo aos integrantes do GEJA e/ou à comunidade;
  5. comunicar-se com outras Unidades Escoteiras Locais sobre pedidos de transferência, seja ingresso ou desligamento, envolvendo o GEJA;
  6. gerenciar o cadastro de interessados (lista de espera) para as diversas Seções, dando os encaminhamentos necessários;
  7. manter informados os associados do GEJA, remetendo comunicados oficiais, recebendo sugestões e reclamações, bem como prestando as informações que se fizerem necessárias;
  8. acompanhar, quando necessário, as atividades do Conselho de Pais do GEJA;
  9. gerenciar o cumprimento, pelos responsáveis pelos associados beneficiários, das obrigações junto ao Grupo, especialmente quanto ao fornecimento de lanche e participação como adulto voluntário.
  10. administrar as lista de e-mails de pais do grupo;
  11. administrar o grupo dos pais no Whatsapp;
  12. organizar o lanche coletivo doado pelas famílias a cada atividade;
  13. orientar pais interessados em registrar os filhos no GEJA.

Patrimônio

Compete ao Diretor de Patrimônio, quando nomeado, além das atribuições previstas no Estatuto da UEB e em atos normativos nacionais e/ou regionais:

  1. zelar pelo patrimônio do GEJA, incluindo a limpeza e conservação da sede e o controle e organização do almoxarifado;
  2. propor à Diretoria de Grupo políticas para compra e uso de material para o GEJA;
  3. autorizar a realização de quaisquer obras de reparos e conservação nos bens patrimoniais do Grupo ou de terceiros a ele confiados;
  4. gerir o estoque dos bens patrimoniais e dos materiais de consumo do GEJA;
  5. controlar e armazenar os materiais permanentes e de consumo para atendimento às demandas das Seções e da Diretoria de Grupo;
  6. receber materiais permanentes ou de consumo doados ao GEJA, tomando as providências administrativas necessárias;
  7. encaminhar bens e equipamentos danificados à manutenção.
  8. manter atualizado o kit de primeiros socorros do GEJA, comprando e verificando a validade de medicamentos, conforme a orientação da Diretoria;
  9. controlar e comprar material de escritório necessário para a Diretoria;
  10. controlar e comprar material de limpeza;
  11. arrumar, limpar e manter a sede do GEJA.

Equipe da Lojinha

Vinculada à Diretoria Financeira, a Equipe de Captação de Recursos tem as seguintes atribuições:

  1. gerenciar a Lojinha GEJA, tanto física quanto virtual, incluindo: controle de estoque; determinação de preço dos produtos; controlar a entrega dos produtos aos compradores após a confirmação do pagamento; atualizar a Lojinha Virtual com todos os produtos disponíveis para venda; realizar vendas presenciais dos itens que ainda não estão na lojinha virtual;
  2. administrar o bazar;
  3. listar e comprar distintivos e certificados mediante solicitação dos Chefes de Seção;
  4. encomendar produtos próprios e de terceiros para venda na Lojinha, como lenços, camisetas (do GEJA e de eventos) etc.;
  5. promover a captação de recursos financeiros junto a empresas, órgãos públicos, fundos e outras fontes, para projetos especiais, melhorias na sede e outras finalidades alinhadas com o propósito do GEJA.

Equipe de Comunicação

Vinculada à Diretoria de Relacionamento Institucional, a Equipe de Comunicação tem as seguintes atribuições:

  1. realizar ações de assessoria de imprensa para o GEJA, visando a divulgação do escotismo praticado no grupo;
  2. fazer e enviar releases aos órgãos de imprensa, blogs, canais institucionais e outros meios de comunicação;
  3. manter mailing de veículos de comunicação atualizado;
  4. fazer o clipping de notícias relacionadas ao GEJA e ao escotismo;
  5. alimentar, acompanhar e responder a comentários nas redes sociais do grupo;
  6. fotografar atividades de sede e/ou especiais realizadas pelo GEJA ou em conjunto com outras UELs;
  7. produzir conteúdo para publicação no GEJABlog;
  8. produzir vídeos institucionais e para divulgação de atividades especiais.

Equipe de Tecnologia e Inovação

A Equipe de Tecnologia e Inovação, vinculada à Presidência, tem as seguintes atribuições:

  1. propor novas ferramentas, técnicas e/ou jogos para aplicação do programa educativo;
  2. propor novas tecnologias para melhorar a gestão do grupo;
  3. propor atividades inovadoras para jovens e adultos;
  4. manter-se atualizado em relação aos recursos do Paxtu;
  5. auxiliar na configuração e administração do Paxtu;
  6. administrar e manter atualizado o site do GEJA;
  7. estimular os membros do GEJA a manterem um estado de espírito aberto à inovação e à possibilidade de mudança.

Seções

As Seções são as unidades técnicas, organizadas por faixa etária, por meio das quais os associados beneficiários praticam o Projeto Educativo dos Escoteiros do Brasil, progressiva e continuamente. São atribuições dos Escotistas responsáveis por cada Seção:

  1. propiciar um adequado sentimento de equipe, de Seção, de Grupo Escoteiro e de fraternidade escoteira, em que o interesse conjunto predomine sobre o particular;
  2. estimular e acompanhar o desenvolvimento individual de cada associado beneficiário da Seção;
  3. assegurar a aplicação dos Fundamentos do Escotismo e do Programa Educativo adequado à Seção;
  4. garantir o aprimoramento progressivo do planejamento, organização, execução e avaliação das atividades da Seção e de seus integrantes;
  5. contribuir para manter os pais e/ou responsáveis informados e participantes da vida da Seção e do Grupo Escoteiro;
  6. garantir uma eficiente gestão interna da sua Seção, cooperando com os responsáveis pela administração do Grupo;
  7. gerir os bens sob responsabilidade da Seção, propondo à Diretoria a eventual aquisição de novos itens, quando necessário;
  8. colaborar para a integração da Seção com as demais Seções do Grupo e de outros Grupos Escoteiros;
  9. ser o responsável último pelas atividades da Seção;
  10. convocar e coordenar as reuniões de Chefia da Seção e do Conselho de Pais da Seção, quando necessário;
  11. estar presente nas reuniões do Conselho de Chefes e do Conselho Técnico, fazendo-se representar quando não for possível a sua presença.

Conselho de Chefes

O Conselho de Chefes é formado por todos os escotistas e dirigentes do GEJA e, quando convidados, por representantes do Conselho de Pais do GEJA e associados beneficiários do Clã Pioneiro, reunindo-se mediante convocação do Diretor Presidente, que o preside. Suas atribuições são:

  1. discutir assuntos afetos à aplicação do Programa Educativo da UEB pelo GEJA;
  2. aprovar o calendário anual do GEJA;
  3. auxiliar a Diretoria de Grupo e os respectivos coordenadores no planejamento, organização e execução das atividades de Grupo, incluindo atividades sociais;
  4. exercer outras atribuições que lhe forem delegadas pela Diretoria de Grupo ou previstas nas normas escoteiras.

Conselho de Técnico

O Conselho Técnico é formado pelos Chefes de Seções, pelo Diretor de Métodos Educativos, que o preside, e, opcionalmente, pelos demais integrantes da Diretoria, reunindo-se mediante convocação do Diretor de Métodos Educativos ou pelos Chefes de Seção. Compete ao Conselho Técnico:

  1. garantir o planejamento, organização, execução e avaliação das atividades técnicas do Grupo ou conjuntas de mais de uma Seção;
  2. definir e observar os critérios para as passagens de Ramos dos associados beneficiários, respeitando, principalmente, os limites de idade do Ramo, conforme definido no P.O.R.;
  3. assegurar uma ação harmônica no processo educativo de todas as Seções do Grupo.

Conselho de Pais do GEJA

O Conselho de Pais do GEJA é formado por, pelo menos, um associado contribuinte de cada Seção que não seja Escotista ou Dirigente, indicado pelo Chefe de Seção. Compete ao Conselho de Pais do GEJA:

  1. congregar todos os pais e/ou responsáveis que integram o quadro social do GEJA;
  2. colaborar com a Diretoria de Grupo no processo de comunicação com as famílias;
  3. apoiar o GEJA em projetos de integração com a comunidade, de captação de recursos financeiros e outros interesses do Grupo;
  4. auxiliar os adultos voluntários nas atividades do Grupo, quando necessário;
  5. desempenhar, mediante negociação com a Diretoria de Grupo, outras atividades que visem o aprimoramento e o desenvolvimento dos associados beneficiários em cumprimento ao propósito do Escotismo.
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