Quero Ser Voluntário

Ajude a construir um mundo melhor! Doe um pouco do seu tempo para formar jovens de 6,5 a 21 anos pelo Movimento Escoteiro! Tire suas dúvidas e junte-se aos adultos voluntários do GEJA!

Saiba mais sobre Voluntariado no Movimento Escoteiro

O Movimento Escoteiro é feito para os jovens, pelos jovens, com os jovens… Mas a participação do adulto é fundamental.

Quem pode ser voluntário?

A partir dos 21 anos, qualquer pessoa pode atuar como voluntário em um grupo escoteiro, sem limite máximo de idade. Para isso, basta ter disponibilidade para contribuir, poder dedicar-se ao Escotismo, adorar o contato com a natureza, com crianças, adolescentes e jovens e compartilhar de nossos Princípios e Valores. Não é necessário ter conhecimento prévio do Escotismo e nem ter participado do Movimento quando jovem.

O que faz um voluntário no Movimento Escoteiro?

O voluntário, seja escotista (que atua diretamente com os jovens) ou dirigente (que trabalha na administração do grupo escoteiro), é o elo entre a teoria e a prática. É ele quem incentiva e acompanha o desenvolvimento de cada jovem, quem prepara as atividades de forma que os escoteiros se sintam motivados e desafiados. O adulto é a ferramenta pela qual o Escotismo acontece, e que possibilita que o jovem seja o protagonista e o foco de nosso Movimento.

Como aprender a trabalhar com o jovens?

Se você nunca trabalhou com jovens e não sabe como isso acontece, não se preocupe. O adulto voluntário no Movimento Escoteiro conta com um processo de formação e apoio durante toda a sua vida escoteira. Além de cursos de formação, todos os adultos registrados obrigatoriamente possuem um Assessor Pessoal de Formação (APF), indicado pela Diretoria, para acompanhá-lo enquanto estiver vinculado ao Movimento. O APF é um escotista ou dirigente com vivência do Escotismo que irá acompanhar, ajudar, orientar, aconselhar e “puxar as orelhas” sempre que necessário. Finalmente, há uma variedade de literatura escoteira para ajudar os adultos em diversos aspectos de sua formação, capacitando-o para atuar de forma plena na educação dos jovens, conforme os Princípios e o Método Escoteiro.

Tenho pouco tempo disponível, será que consigo ajudar?

Se a sua disponibilidade de tempo é limitada ou você tem dúvida se conseguirá contribuir de forma efetiva, talvez fique mais tranquilo ao saber que há inúmeras maneiras de ajudar. Para quem tem dificuldade em assumir o compromisso de estar presente nas atividades regulares e atuar rotineiramente na formação dos jovens ou na gestão do GEJA, também é possível atuar como instrutor na sua área de competência, colaborar como fotógrafo, auxiliar na organização de documentos, manter nosso Portal atualizado, escolher locais para atividades junto aos escotistas e muito mais.

Você me convenceu! Como começo?

Se você leu tudo até agora, provavelmente o Escotismo é realmente para você. Excelente, porque o mundo precisa de pessoas que ajudem outras pessoas, especialmente os mais jovens!

No GEJA, o primeiro passo para começar a atuar como voluntário é preencher o formulário a seguir e aguardar o contato da Diretoria para um bate-papo. Se você puder ir pessoalmente ao GEJA durante uma das nossas atividades, pergunte pelo Diretor de Métodos Educativos ou pelo Diretor Presidente. Nessa conversa vamos explorar as suas expectativas em relação ao Movimento Escoteiro, as suas experiências, os compromissos que você precisará assumir, de que forma será a sua contribuição e como o GEJA poderá ajudar nessa nova aventura.