Jovem do GEJA é premiada no 1º Prêmio Candanguinho de Poesia Infantojuvenil

Kira Popov, guia da Tropa Sênior Yucumã e aluna do Colégio La Salle Núcleo Bandeirante, conquistou o segundo lugar com o poema "M&C em L".

Kira Popov, guia da Tropa Sênior Yucumã e aluna do Colégio La Salle Núcleo Bandeirante, conquistou o segundo lugar com o poema “M&C em L”.

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec) premiou nesta segunda-feira (27/set), em solenidade no Museu Nacional da República (MUN), 30 jovens, entre seis e 17 anos, vencedores do 1º Prêmio Candanguinho de Poesia Infantojuvenil. A iniciativa tem o objetivo de estimular a produção literária desse público durante a pandemia da Covid-19. Dentre os vencedores, Kira Popov ficou em segundo lugar na categoria juvenil, com o poema “M&C em L”:

Em 80 dias, teve-se uma mala
E um elefante
Hana teve uma mala
Mas não por ser viajante

Anne também tinha uma mala
Isso não importa, no entanto
Não lembro se tinha uma, Malala
Mas faria uma diferença e tanto

Dom Quixote foi aventureiro
E não levou mala
Apenas seu fiel escudeiro
Não como o Drácula

Na viagem, a mala vai
Na cabeça, a cultura fica
Ambas juntas, um livro vira.


Kira Popov

Sobre o título – pergunta que mais ouviu durante a premiação -, Kira explica que “é um título interpretativo, então não tem explicação. Portanto, não adianta perguntar – cada um atribui o significado que achar melhor”.

Por sua colocação no concurso, nossa guia ganhou um tablet e dez exemplares do livro com a coletânea dos poemas vencedores. Na cerimônia de premiação, não levou mala, mas, como boa escoteira, usou o lenço do GEJA.

Autor

  • Bruno Souza

    Fui escoteiro dos 11 aos 14 anos. Depois cuidei da vida - estudos, trabalho, família. Retornei ao Escotismo quase 30 anos depois, com o ingresso da minha filha e, mais tarde, do restante da família. Atualmente, atuo como Diretor de Métodos Educativos no GEJA e na equipe da Diretoria de Gestão de Adultos da Região Escoteira do DF.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.