Semeando o amanhã

O Grupo Escoteiro José de Anchieta (GEJA) participou do lançamento do Programa de Sustentabilidade da Presidência da República (PR Sustentável) na manhã desta terça-feira (3/mai), em Brasília.

O GEJA foi um dos três grupos escoteiros do DF convidados para a cerimônia.

Nosso grupo foi representado pelos jovens Cristhian Villanova, Luiza Mulin (Clã pioneiro Piocãmecrã), Nathan Vidal, Renata Bazi (Tropa Escoteira Cruzeiro do Sul) e Tayd Alnassan (Alcateia Uivos do Cerrado).

Também estiveram no evento os adultos voluntários: Augusto Willer (Alcateia Uivos do Cerrado), Fátima Alnassan e Renato Bazi (Tropa Escoteira Cruzeiro do Sul).

No estacionamento do Palácio do Planalto, eles plantaram uma muda de ipê (árvore típica do Cerrado) e colocaram uma placa com o nome do GEJA.

O Movimento Escoteiro estimula ações de educação para o desenvolvimento sustentável. O foco é o desenvolvimento de competências-chave, necessárias para que crianças, adolescentes e jovens tornem-se líderes a serviço do meio ambiente e da sustentabilidade.

Escoteiros do Brasil

Na cerimônia, a vice-presidente nacional dos Escoteiros do Brasil, Carmen Barreira, destacou a satisfação em estar no evento representando os mais de 100 mil escoteiros espalhados pelo país.

“Os escoteiros têm uma grande missão: estar próximo à natureza e preservar o meio ambiente. O plantio de árvores é simbólico, é colocar uma árvore para nascer, mas gostamos de cuidar das árvores que já existem. Cuidar do ar, das águas, dos oceanos. Fazemos tudo isso com os escoteiros por meio de atividades lúdicas e atraentes.”

Ela explicou que as atividades escoteiras ficaram paralisadas e prejudicadas durante a pandemia de covid-19, mas que as ações começaram a ser retomadas no final de 2021.

Carmen fez ainda um convite aos presentes para conhecerem uma unidade escoteira e colocarem seus filhos e netos no movimento. “Com certeza, é uma forma de construir um mundo melhor”, garantiu.

Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.