Escotista do GEJA recebe insígnia de madeira

A conquista marca a conclusão do nível avançado da linha de formação do adulto.

Neste sábado (02/10), o escotista Artur Aguiar, Chefe da Tropa Escoteira Andrômeda, recebeu o colar de Insígnia de Madeira, acompanhado do certificado de conclusão do nível avançado da linha de formação de Escotista e do Lenço de Gilwell. A entrega foi feita pelo Diretor de Métodos Educativos do GEJA, Marcelo Elias, na presença de representantes de todas as seções do grupo, da Diretoria e de familiares.

A formação do adulto voluntário, no movimento escoteiro, é formalizada através de níveis – atualmente, são três: preliminar, intermediário e avançado. Para avançar em cada nível, o adulto precisa desenvolver uma série de competências alinhadas com a sua atuação no grupo – a premissa é que as competências desenvolvidas trarão os conhecimentos, as habilidades e as atitudes esperadas de um adulto que atua no Escotismo. Esse processo de formação é embasado nos princípios mundiais da gestão de adultos e foi desenhado por uma equipe nacional especializada, contando com a participação de outros adultos voluntários em todo o Brasil. Mais informações estão disponíveis nos documentos “Competências e Rotas de Aprendizagem…” de cada ramo, neste link.

Atualmente, o GEJA possui 10 adultos com nível avançado concluído – já incluindo o Artur!

Autor

  • Bruno Souza

    Fui escoteiro no GEJA entre 1981 e 1984. Depois, continuei escoteiro por toda a minha vida, mesmo quando não estava usando lenço. O Escotismo consolidou meus valores e me ajudou em vários momentos durante a minha vida. Hoje, como adulto voluntário, entendo o Escotismo como uma oportunidade de deixar o mundo um pouco melhor do que encontrei através da educação dos jovens que passam pelo movimento escoteiro e pelos amigos que vamos encontrando no caminho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima