Tropa Andrômeda usa filme e jogo como mote para acampamento de escoteiros
Baseado na história de Jumanji – filme em que os personagens de um jogo ganham vida – os integrantes da Tropa Escoteira Andrômeda tiveram um fim de semana de animação e muito aprendizado.
Vinte e nove jovens da Tropa participaram de um acampamento próximo à Cidade Ocidental. O objetivo era que eles tivessem a vivência de um verdadeiro acampamento em que eles seriam responsáveis por grandes missões, desde a montagem do campo à comida. “Além da integração, o objetivo do acampamento era que eles desenvolvessem aspectos físicos, emocionais e também afetivos”, explica o chefe da Tropa, Artur Aguiar.
Seguindo o tema Jumanji, o acampamento se desenvolveu como um jogo em que os jovens tinham de colocar seu personagem no tabuleiro e seguir as atividades determinadas em cartas. “Foram diversas cartas induzindo e dizendo o que eles tinham que fazer. Não éramos nós, chefes, nós só complementávamos a carta. O tabuleiro e o jogo é que iam dizendo tudo que eles tinham que fazer”, recorda Artur.
Apesar dos “perrengues” típicos de quem gosta de aventuras, todos voltaram satisfeitos para casa.
Para o jovem Ítalo do Lago, 11 anos, o acampamento foi uma excelente oportunidade de conquistar a própria independência, testando habilidades como a montagem de uma barraca.
“Eu gostei muito da experiência de fazer a própria comida. Também gostei das atividades, principalmente a que precisava atravessar com a corda nas árvores. Fizemos uma trilha e, no final, encontramos um riacho para nos refrescar”, relata o escoteiro.
No final do acampamento, para serem “libertados do jogo”, todos os participantes tiveram de gritar: “Jumanji”.