TECS realiza Jogo da Cidade com foco em respeito às religiões

A atividade mesclou aventura com espiritualidade ao visitar locais de fé.

Quatorze jovens da Tropa Escoteira Cruzeiro do Sul participaram, no último sábado, de um Jogo da Cidade que contou ainda com o apoio de quatro escotistas e cinco pais.

Um Jogo da Cidade é uma atividade de integração que objetiva proporcionar aos jovens, de forma interativa e dinâmica, um maior conhecimento do local em que vivem.

O Jogo da Cidade feito pela tropa escoteira teve como foco pontos de Brasília que são, ao mesmo tempo, religiosos e turísticos, proporcionando compreensão, entendimento, aceitação e respeito às diversas religiões e crenças.

O jogo começou na Igrejinha da Entrequadra 307/308 Sul, passou pela Sede Convenção Nacional das Assembleias de Deus do Brasil (Catedral Baleia), localizada na 910 Sul, Templo da LBV, localizado na 915 Sul, Templo Budista, localizado na Entrequadra 115/116 Sul, Catedral de Brasília, na Esplanada dos Ministérios, Mesquita do Centro Islâmico na quadra 912 Norte, e terminou na Igreja Dom Bosco, na quadra 702 Sul.

Para maior interação entre os jovens, grande parte do deslocamento foi feita a pé ou por meio de transporte público, como metrô e ônibus, de forma autônoma, com trajetos pré-definidos em mapas.

Essa foi a parte que exigiu atenção redobrada dos escotistas e dos pais que acompanhavam o deslocamento a distância, mas que se aproximavam para auxiliar em pontos críticos, como travessias de vias movimentadas. Aliado a isso, a comunicação com as patrulhas era constante, via rádio ou telefone. A sensação de estarem se deslocando sozinhos objetiva aumentar os sentidos de alerta e de responsabilidade, além de desenvolver a autonomia.

Nos locais visitados, os jovens tinham de preencher um questionário com informações e curiosidades sobre aquele ponto turístico, o que os levava a ter de buscar e localizar esses dados, como uma caça ao tesouro. O exercício buscou chamar a atenção para detalhes que passam despercebidos a um visitante comum.

O programa educativo do movimento escoteiro propõe o desenvolvimento do ser humano em seis áreas: físico, intelectual, social, afetivo, espiritual e caráter.

O intuito do Jogo da Cidade foi atingir todas as seis áreas de desenvolvimento, em especial, a espiritual e a física, tendo em vista que foram cerca de 6 km de trajetos a pé.

O escotismo está de braços abertos para os adeptos de todas as religiões, agnósticos ou ateus. No entanto, por considerar importante a espiritualidade, o movimento escoteiro busca incentivar que o jovem desenvolva a sua fé ou encontre uma, caso não tenha.

Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.