Adultos do GEJA se reúnem para avaliar o ano e se preparar para 2022

Realizada na manhã deste domingo (28/nov), Escotistas e Dirigentes do GEJA se reuniram no Campo Escola dos Escoteiros do DF para a Indaba de encerramento de 2021.

Realizada na manhã deste domingo (28/nov), Escotistas e Dirigentes se reuniram no Campo Escola dos Escoteiros do DF para a Indaba de encerramento de 2021.

Nem mesmo um sábado com 17 jovens passando de ramos, com direito a entregas de distintivos especiais e visita de adulto de outro grupo escoteiro, foi suficiente para desanimar os voluntários do GEJA, que se encontraram às 8h30 para discutir os pontos positivos e as oportunidades de melhoria das atividades escoteiras de 2021 e começar os preparativos para o próximo ano.

Realizada no Campo Escola dos Escoteiros do DF – sede da Região Escoteira do Distrito Federal -, a Indaba contou com representantes de praticamente todas as seções e de toda a diretoria. Os trabalhos foram conduzidos pelo Diretor de Métodos Educativos, Marcelo Elias, que fez questão de destacar a importância dos aprendizados coletivos e individuais do ano que se encerra.

A Diretoria foi a primeira a apresentar suas ações e resultados, com destaque para as áreas da Presidência, Administrativo, Financeiro, Métodos Educativos, Relacionamento Institucional e Patrimônio – cada diretor teve cinco minutos para destacar as principais realizações de suas áreas. Após todas as apresentações da Diretoria, Marcelo destacou os aprendizados relatados individualmente por cada diretor.

Na sequência, foi a vez dos Chefes das Seções apresentarem seus relatórios, destacando as ênfases de cada ciclo, as principais atividades da Seção e os aprendizados dos adultos. Novamente, cada seção teve cinco minutos para sintetizar as informações, que, assim como na diretoria, já estavam disponíveis previamente para todos os participantes.

Após as apresentações, foram avaliadas as atividades de grupo realizadas em 2021: o GEJACamp, o MutCom, o JOTI e as passagens de ramos, realizadas no dia anterior. Para conduzir a avaliação, todos precisaram pensar em respostas para a seguinte pergunta: em cada uma dessas atividades, o que foi positivo e o que poderia ser melhorado? A palavra foi franqueada aos presentes, que encontraram muito sucesso em todas as ações, mas também sugeriram mudanças para alinhá-las ainda mais aos seus objetivos específicos e aos do GEJA e do Escotismo.

Também foi discutida a proposta do Calendário de Grupo para 2022, que acabou sendo validado e estará disponível para todos a partir da semana que vem, através do site do GEJA (menu GEJA, submenu Calendário do GEJA).

Cansados, mas com muita animação e expectativas para 2022, os adultos deram seu “até logo” – afinal, apesar de as atividades para os jovens já haverem sido encerradas, os adultos continuarão na ativa, com pais e pioneiros, na Assembleia de Grupo no dia 30/nov (virtualmente através do link https://meet.google.com/ntv-pugv-wun), e, com toda a família GEJA, na festa de encerramento do ano, no próximo sábado (04/dez).

Autor

  • Bruno Souza

    Fui escoteiro dos 11 aos 14 anos. Depois cuidei da vida - estudos, trabalho, família. Retornei ao Escotismo quase 30 anos depois, com o ingresso da minha filha e, mais tarde, do restante da família. Atualmente, atuo como Diretor de Métodos Educativos no GEJA e na equipe da Diretoria de Gestão de Adultos da Região Escoteira do DF.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.