Alcateia Lobos do Parque promove Aulão de Xadrez

A parceria com a Mearas Escola de Xadrez está no seu terceiro ano de muito sucesso.

No ultimo sábado, 06 de maio, a Alcateia Lobos do Parque realizou o 3º Aulão de Xadrez Escoteiro em parceria com a Mearas Escola de Xadrez, sob a coordenação do diretor e mestre em xadrez Wellington Mello.

Participaram da atividade a Alcateia Lobos do Parque, os lobinhos da Alcateia Uivos do Cerrado, as Tropas escoteiras Galápagos e Cruzeiro do Sul. Foram aproximadamente 40 lobinhos e 40 escoteiros em uma tarde de instruções e prática de xadrez, onde o desenvolvimento intelectual e cognitivo foi posto em prática por meio de um animado circuito, repleto de tarefas para serem cumpridas, e lógico, colocando em pratica as instruções das regra do jogo, a socialização e integração entre os jovens das alcateias e tropas GEJA, bem como instigando o raciocínio rápido e a memorização dos lances.

Conhecido como um jogo para intelectuais, o xadrez é o melhor esporte pra exercitar o órgão mais importante do nosso corpo: o cérebro.

“Jogar xadrez garante muitos benefícios para os seus praticantes. O aprimoramento do raciocínio lógico e desenvolvimento de inteligência emocional são apenas alguns deles. Outra vantagem que o xadrez oferece é o exercício cognitivo, que contribui para a concentração, a memória e o aumento da capacidade de planejamento. Desenvolver essas habilidades na criança, no jovem e até no adulo torna-o ainda mais preparado tanto para as atividades cotidianas, quanto para o convívio social. Além disso, o xadrez também desenvolve a capacidade para tomadas de decisões, estimula a paciência, o respeito ao adversário, assim como a autoconfiança, e é um esporte de conquista de especialidade escoteira”, afirma o Coordenador da atividade, mestre Wellington Mello.

Pelo terceiro ano consecutivo a parceria GEJA & Mearas vem dando muito certo. Este Aulão de Xadrez Escoteiro é uma atividade inserida no calendário das atividades da Alcateia Lobos do Parque, e este ano contou com a participação também dos escoteiros. O Aulão de Xadrez atua como um preparatório para o GEJA FIXE/2017 – Festival Integrado de Xadrez Escoteiro GEJA, que está também em sua terceira edição neste ano.

Outra novidade para 2017 é a extensão do convite para dois outros grupos escoteiros, o 8º DF – GE Marechal Adalberto Nunes e o 15º DF – GE Liz do Lago. Essa oportunidade também promove a integração entre os jovens de diferentes grupos do DF.

As inscrições para o GEJA FIXE/2017 já estão abertas e devem ser realizadas online, por meio do link http://www.mearasescoladexadrez.com/campeonatos. O valor da taxa de inscrição é de R$ 25,00 (vinte e cinco reais) e deverá ser efetuado na sede GEJA até o dia 20/05. Todos os participantes irão receber um troféu e o distintivo do 3º GEJA FIXE/2017- GEJA 40 anos. O Festival será em formato Aberto de Xadrez ao ar livre e a premiação acontecerá por ramo.

Importante atentar para o horário desta atividade que começará mais cedo, às 14h, devendo os participantes comparecerem com 30 minutos de antecedência ao inicio do festival, munido de camiseta escoteira, lenço escoteiro, boné e cantil de água. As coordenadoras da atividade são as chefes Elizabeth Neves e Iris Faria.

Autor

  • Bruno Souza

    Fui escoteiro dos 11 aos 14 anos. Depois cuidei da vida - estudos, trabalho, família. Retornei ao Escotismo quase 30 anos depois, com o ingresso da minha filha e, mais tarde, do restante da família. Atualmente, atuo como Diretor de Métodos Educativos no GEJA e na equipe da Diretoria de Gestão de Adultos da Região Escoteira do DF.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.