Alcateias vivem Grande Aventura no Parque

As Alcateias Lobo Guará, Lobos do Parque e Uivos do Cerrado aproveitaram o sábado inteiro para aprender e se divertir

As Alcateias Lobo Guará, Lobos do Parque e Uivos do Cerrado aproveitaram o sábado inteiro para aprender e se divertir.

Atualizado em 08/nov/2021

Neste sábado (23/out/2021), as Alcateias Lobo Guará, Lobos do Parque e Uivos do Cerrado fizeram uma atividade diferente: a Grande Aventura no Parque. Foi uma atividade que durou o dia inteiro, das 8h às 18h, com intervalo para os lobinhos almoçarem com as famílias. Ao longo do dia, os jovens passaram por seis bases, se deslocando de bicicleta (pela manhã) ou a pé (à tarde), cada Alcateia com uma rota diferente.

O objetivo da atividade foi desenvolver itens de progressão e de especialidades, melhorar a conexão com os pais (que também participaram da atividade) e proporcionar desafios e aventuras para os lobinhos. O planejamento foi elaborado de maneira colaborativa pela chefia das Alcateias e apresentado para os pais em reunião prévia – o quadro abaixo foi um dos itens da reunião.

Visão geral da atividade – Planejamento

Pela manhã, para começar a atividade, foi aplicado um jogo-desafio de enigmas que determinou qual rota cada Alcateia iria seguir; à tarde, além das bases, fizeram uma caça ao tesouro que culminou na distribuição de guloseimas aos lobinhos e familiares ao final da aventura.

Nas bases, os lobinhos tiveram jogos e instruções sobre:

  • Regras de circulação de pedestres ou ciclistas e os principais sinais de trânsito (base 1);
  • Pista de obstáculos e uso de termômetro (base 2);
  • Conselhos de seus pais, professores e como fazer o melhor possível para cumprir a Lei do Lobinho e a Promessa (base 3);
  • Especialidade de Rastreamento (base 4);
  • Caçadas de Kaa – contação de histórias (base 5); e
  • O corpo Humano e as doenças da infância (base 6).

A participação dos pais foi fundamental para contribuir para o sucesso da atividade, tanto no apoio para as bases quanto para o deslocamento das alcateias.

Uma das alcateias passou por um pequeno susto quando errou uma das trilhas a acabou invadindo área com abelhas: cinco lobinhos e um pai foram picados mas não apresentaram nenhuma reação – o susto foi maior que o fato! No final, a Grande Aventura no Parque deve ficar marcada por muito tempo na lembrança dos jovens e dos pais!

Autor

  • Bruno Souza

    Fui escoteiro dos 11 aos 14 anos. Depois cuidei da vida - estudos, trabalho, família. Retornei ao Escotismo quase 30 anos depois, com o ingresso da minha filha e, mais tarde, do restante da família. Atualmente, atuo como Diretor de Métodos Educativos no GEJA e na equipe da Diretoria de Gestão de Adultos da Região Escoteira do DF.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.