Aventura e diversão marcam o GEJACAMP 2015

* Matéria produzida pelos jovens da base de jornalismo no GEJACamp 2015

 

No fim de semana do feriado do Dia do Trabalho foi realizado o acampamento anual do Grupo Escoteiro José de Anchieta – GEJA (11º DF) na chácara Ninho da Águia (Paranoá/DF).

Ao longo de três dias foram realizadas atividades em torno do tema “Movidos pelo Escotismo”, além de atividades objetivando a integração dos membros do grupo. O local acolheu com certo conforto os participantes. Banheiros novos com chuveiros quentes foram finalizados na véspera da chegada da família GEJA. A equipe de apoio precisou montar uma grande estrutura para receber a todos.

Como tarefa prévia, ocorreu um concurso envolvendo todos os membros do GEJA para eleger a logomarca do acampamento. O vencedor, o escoteiro Gabriel Oliveira, 13, da Tropa Escoteira Galápagos usou o tema do evento como inspiração para a sua arte. Segundo ele, não foi difícil chegar ao resultado final: “Usei recursos do photoshop e imagens da internet para criar um esboço e logo ficou pronta”, disse ele à equipe de repórteres “Os Lobos”. Gabriel ficou surpreso com a vitória na votação online e achou muito legal a oportunidade. Ele recebeu da diretoria do grupo, como prêmio, peças do novo vestuário escoteiro.

Com as mochilas prontas e muita expectativa finalmente chegou o dia do tão esperado acampamento de grupo. E o GEJACAMP desse ano “bombou”. Mais de 100 participantes estavam na atividade. Apenas 5 membros que fizeram a inscrição para o acampamento não compareceram.

 

No total, estavam no acampamento 33 lobinhos, 24 escoteiros, 6 sêniors, 7 pioneiros, 16 chefes e 10 pais na equipe de apoio.

Os repórteres da equipe “Revistinha” foram atrás de um membro que estava acampando pela 1ª vez. Encontraram o lobinho Augusto, 8, da Alcatéia Lobos do Parque. Para ele, o acampamento estava muito proveitoso. “Estou aprendendo novas pioneirias e trabalhando muito em equipe”, afirmou ele. Já para o escoteiro Vinícius Tôrres, da Tropa Escoteira Cruzeiro do Sul e também 1ª vez acampando, as atividades foram bem interessantes. “Estou aprendendo brincadeiras novas, conhecendo novas pessoas e trabalhando o espírito de equipe”, disse ele.

Para as refeições do acampamento desse ano, cada patrulha ficou responsável por cozinhar sua própria comida, assim como o Clã de Pioneiros. Apenas para os lobinhos, uma equipe de pais preparou as refeições durante os 3 dias do evento. A equipe “Jornalismo em Dia” esteve na cozinha para ver de perto o trabalho deles. E que trabalhão! Estava estipulado pelos cozinheiros a produção de 60 quilos de comida – apenas para os lobinhos e alguns membros da diretoria. Além de mais de 100 pães e de 10 quilos de laranja e de maçã e uma caixa de bananas – as frutas foram para os lanches de todos os participantes.

A equipe teve a curiosidade de saber como os pais estavam se sentindo em suas casas longe de seus filhos. Ligaram então, para a mãe da escoteira Luna Peixoto, 13, da Tropa Escoteira Galápagos. Ela já estava sentindo falta da filha, mas estava aproveitando o feriado para assistir um filme com o maridão. “Já estou sentido falta até mesmo de pedir para ela desligar o celular na hora de dormir”, desabafou a mãe.

 

Nesse ano, as atividades do acampamento ocorreram em bases – como se fossem oficinas. Foi a primeira vez que os participantes puderam escolher previamente as atividades de maior interesse. Nossos repórteres da equipe “Bacon” entrevistaram um organizador e um participante para saber como aconteceu essa dinâmica.

De acordo com Hugo Sales, 26, Diretor de Métodos Educativos do GEJA e coordenador do GEJACAMP 2015, as bases ocorreram conforme o planejado e os escotistas e dirigentes estiveram empenhados na preparação de cada uma das 14 bases. “Espero que os jovens tenham se divertido bastante nas bases programadas”, disse ele. Segundo o chefe Hugo, as bases mais procuradas foram a “Pista de Obstáculos” e “O Resgate”. A base “Artes Cênicas” foi cancelada por falta de adultos organizadores.

Para o lobinho Lucas Halabi, 6, a primeira base, “O Rei da Montanha”, foi muito divertida. Nela, os participantes percorriam vários desafios diferentes definidos de acordo com o caminho percorrido pelas equipes em um jogo de tabuleiro. Mas ele gostou mais ainda do jogo noturno preparado para as alcateias.

Com o empenho e participação de todos, o GEJACAMP 2015 foi um sucesso. Nas palavras da chefe Emanuela Batista (Manu), da Tropa Escoteira Galápagos, “foram momentos inesquecíveis que vão ficar para sempre gravados na memória de todos”.

 

Fotos: Gisele e auxiliares
Edição: Rivelino – coordenador da base
Assistentes: Rita, Lorene e Itamar.
Matéria: produzida em conjunto por:

Equipe “Os Lobos”:
Augusto (lobinho ALP); Fernanda (lobinha ALP); Laura (escoteira TEG); Tamara (escoteira TECS); e Bárbara (pioneira – CLÃ).
Equipe “Revistinha”:
Laura (lobinha ALP); Gabriela (lobinha ALP); Vinícius (escoteiro TECS); Gabriel Charão (escoteiro TECS); Gabriel Soares (escoteiro TEG); e Leozinho (escoteiro TEG).

 

Equipe “Bacon”:
Lucas Halabi (lobinho ALP); Ana Cláudia (lobinha ALP); Lucas Marcandelli (escoteiro TEG); Ana Letícia (escoteira TECS); e Daniel Alencar (pioneiro – CLÃ).
Equipe “Jornalismo em Dia”:
Caio Tôrres (lobinho ALP); Gabriel (escoteiro TEG); Luna (escoteira TEG); Luísa (lobinha ALP); Luana (lobinha ALP); e Guilherme (pioneiro – CLÃ).

ALP – Alcateia Lobos do Parque
ALG – Alcateia Lobo Guará
TECS – Tropa Escoteira Cruzeiro do Sul
TEG – Tropa Escoteira Galápagos
TSM – Tropa Sênior Mista
CLÃ – Clã Pioneiro Piocamecrã

Autor

  • Bruno Souza

    Fui escoteiro dos 11 aos 14 anos. Depois cuidei da vida - estudos, trabalho, família. Retornei ao Escotismo quase 30 anos depois, com o ingresso da minha filha e, mais tarde, do restante da família. Atualmente, atuo como Diretor de Métodos Educativos no GEJA e na equipe da Diretoria de Gestão de Adultos da Região Escoteira do DF.

2 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.