Bombeiros do DF e Alcateia do Uivos do Cerrado numa tarde de diversão e instruções para os lobinhos

auc1A tarde do dia 19 de novembro de 2016 ficará eternizada na memória dos lobinhos da Alcateia Uivos do Cerrado (AUC). Isso porque, graças ao planejamento da chefia, as crianças puderam desfrutar de uma tarde inteira dedicada a diversas instruções e muita diversão, aprendendo ainda mais sobre o verdadeiro sentido do Movimento Escoteiro. Primeiros socorros, prevenção a incêndio e segurança doméstica fizeram parte da atividade, que terminou com um refrescante e divertidíssimo banho de mangueira.

O planejamento da chefia da AUC era simples: levar os lobinhos para uma visita ao 45º Grupamento de Bombeiro Militar, no Sudoeste, para uma tarde de muitas e valiosas instruções. O que a chefia não podia imaginar era que a criançada gostaria tanto de aprender sobre técnicas de primeiros socorros, salvamento de vítimas de acidentes automobilísticos, queimadura, fratura, entorse, ferimentos leves e combate a incêndio a ponto de manter sorrisos largos estampados durante toda a atividade.

Atentos a todos os movimentos, os 21 lobinhos que participaram da visita demonstraram entusiasmo a cada novidade que se apresentava. Entre simulação de ferimentos corporais e um passeio pelo caminhão dos bombeiros – com direito a apertar a sirene e fazer barulho –, as crianças puderam também conhecer um pouco mais sobre essa nobre e importante profissão.

auc2Para o akelá Emerson Willer a atividade superou as expectativas, já que, com muita diversão, os lobinhos puderam realizar muitas etapas de progressão, além de estimular os jovens a conquistarem as especialidades de Prevenção a Incêndio e Primeiros Socorros.

“Esta atividade nos permitiu cumprir duas importantes etapas: saber os primeiros socorros em cortes, queimaduras e outros pequenos ferimentos, como Etapa do 1º Caminho; e saber aplicar ataduras e tipoias, como Etapa do 2º Caminho”, garantiu o Akelá, que findou a atividade agradecendo a todos os bombeiros do 45º Grupamento pela hospitalidade.

Por Ana Carolina Braz

Autor

  • Grupo Escoteiro José de Anchieta

    O Grupo Escoteiro José de Anchieta – 11º DF (GEJA), criado em 1977, é vinculado à Região Escoteira do Distrito Federal, que faz parte da União dos Escoteiros do Brasil, que representa, no Brasil, a Organização Mundial do Movimento Escoteiro. Nossa sede fica no Estacionamento 3 do Parque da Cidade Sarah Kubitschek, em Brasília. Nossas reuniões ocorrem aos sábados, das 14h30 às 18h. Além das atividades em sede, eventualmente realizamos acampamentos, excursões, atividades ecológicas, comunitárias, sociais e várias outras dentro ou fora do Distrito Federal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.