Comunicado 04-2020: Atividades Virtuais e Presenciais em 2020

Prezados pais e/ou Responsáveis,

A crise continua, e infelizmente ainda não temos muita clareza em relação ao retorno à normalidade em vários setores – dentre os quais, o Escotismo.

De um lado, a União dos Escoteiros do Brasil mantém a restrição em nível nacional a todas as atividades presenciais, medida que nos parece bastante sensata.

Do outro, vemos uma pressão de algumas autoridades públicas em reabrir o comércio e outros setores, como escolas.

No DF, nosso Governador deixou claro que deseja o retorno das atividades escolares somente em agosto, mas ainda não há nenhuma formalização desse desejo através de um Decreto ou outro ato administrativo oficial.

No GEJA, reconhecemos os enormes desafios que todos estão passando e gostaríamos de contribuir para reduzir a incerteza – ao menos no que está sob o nosso controle. Dessa forma, a Diretoria decidiu que:

  1. Nossas atividades continuarão sendo virtuais até o final do semestre, que será encerrado no dia 28 de junho.
  2. Teremos recesso até 8 de agosto, quando retomaremos as atividades escoteiras.
  3. O retorno será presencial caso as escolas já tenham retomado as aulas presenciais e a União dos Escoteiros do Brasil tenha autorizado o retorno das atividades em sede; e retornaremos de maneira virtual se ainda houver restrições da UEB ou do governo.
  4. Cada Seção poderá adaptar o seu calendário e horário das atividades para se adequar às suas necessidades – ou seja, se for verificado que a maioria dos jovens terá aulas à tarde, a Seção poderá agendar suas atividades para sábado pela manhã ou para o domingo, por exemplo. Esse ajuste deverá ser feito em conjunto com os pais, diretamente pelos escotistas, e informado à Diretoria.

Nossos Escotistas têm trabalhado arduamente para dar continuidade ao programa educativo, criando oportunidades para o desenvolvimento de cada jovem de maneira virtual, aproveitando as tecnologias de comunicação e usando muita criatividade. Também vêm aproveitando a quarentena para se aperfeiçoar, fazendo cursos, participando de webinários e desenvolvendo projetos, sempre que possível.

Estamos preparando um encontro virtual para fazer um repasse do que aconteceu no GEJA durante a crise e o que estamos preparando para os próximos meses. Aguardem mais informações sobre esse assunto nos próximos dias!

Em nome de todos os adultos voluntários do GEJA, agradeço o seu apoio, paciência e espírito escoteiro nesses tempos difíceis.

Despeço-me com um abraço fraterno e o nosso…

Sempre Alerta!

Autor

  • Bruno Souza

    Fui escoteiro dos 11 aos 14 anos. Depois cuidei da vida - estudos, trabalho, família. Retornei ao Escotismo quase 30 anos depois, com o ingresso da minha filha e, mais tarde, do restante da família. Atualmente, atuo como Diretor de Métodos Educativos no GEJA e na equipe da Diretoria de Gestão de Adultos da Região Escoteira do DF.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.