GEJA assina Termo de Cooperação com GDF para revitalizar área do Parque da Cidade

O Grupo Escoteiro José de Anchieta fará restauração e melhorias de áreas públicas no Parque da Cidade, conforme projeto aprovado junto ao GDF e à Administração Regional do Plano Piloto

Nesta quarta-feira (29/set/2021), o Diretor Presidente do Grupo Escoteiro José de Anchieta, Bruno Souza, assinou digitalmente o Termo de Cooperação referente ao Programa “Adote uma Praça” para realização de benfeitorias e manutenção em mobiliários urbanos e logradouros públicos. O projeto é baseado na Lei Distrital nº 448/1993 e no Decreto nº 39.690/2019.

A ideia de adotar uma praça partiu de uma reunião entre o Secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Mateus Oliveira, e o Diretor Presidente do GEJA, Bruno Souza, ainda em 2019. O Decreto que regulamentava esse tipo de ação havia sido promulgado recentemente, e ambos viram uma oportunidade para os escoteiros colaborarem com a administração pública e trazer melhorias para um dos principais espaços de lazer e recreação do Plano Piloto. A partir dessa reunião, o GEJA elaborou o projeto “Abrace o Parque da Sede”, que prevê a intervenção em seis espaços na área próxima à sede do GEJA, que inclui a reforma, revitalização e construção de benfeitorias nas áreas frequentadas pela comunidade. Também consta no projeto a construção de uma área de arvorismo, substituição de mobiliário urbano por pioneirias e construção de brinquedos para crianças.

A pandemia de Covid-19 atrapalhou tanto o andamento do processo e forçou o GEJA a deixar a ideia em “banho-maria” até o início de 2021. A partir de maio desse ano, no entanto, com a redução da pandemia e o retorno às atividades presenciais, tanto a Administração Regional quanto o GEJA retomaram o projeto, que foi finalmente assinado e formalizado.

As próximas etapas competem ao GEJA: organizar o cronograma de trabalho, mobilizar os jovens, as famílias e o empresariado local para conseguir doações financeiras e de materiais para implementar o restante das ações, porque parte das intervenções previstas já foram iniciadas no MutCom!

Autor

  • Bruno Souza

    Fui escoteiro dos 11 aos 14 anos. Depois cuidei da vida - estudos, trabalho, família. Retornei ao Escotismo quase 30 anos depois, com o ingresso da minha filha e, mais tarde, do restante da família. Atualmente, atuo como Diretor de Métodos Educativos no GEJA e na equipe da Diretoria de Gestão de Adultos da Região Escoteira do DF.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.