GEJA começa a realizar o MutCom 2021

Neste sábado (25/set), o GEJA começou a sua participação no Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Comunitária (MutCom) através de ações de recuperação e revitalização de áreas frequentadas pela comunidade do Parque da Cidade.

O serviço desenvolvido pelos jovens neste sábado envolveu a recuperação dos murais em frente à sede, a pintura da praça dos banquinhos na lateral do prédio (Alcateias Lobos do Parque e Uivos do Cerrado), a preparação dos escorregadores (Tropa Escoteira Galápagos e Tropas Sêniores Ibiajara e Yucumã) e brinquedos do parque para nova pintura (Tropas Sêniores Ibiajara e Yucumã), limpeza da zona de convivência do grupo e poda da grama que crescia e acabou por deteriorar a passarela da arena (Clã Pioneiro Piocãmecrã). Parte do trabalho ficou para as próximas semanas, com as ações a serem desenvolvidas pelas outras seções.

Vale registrar o apoio dos pais, que contribuíram com a aquisição de lixas, espátulas e luvas para que os jovens pudessem trabalhar com mais tranquilidade, eficiência e segurança.

O projeto desenvolvido pelo grupo em 2021 é de médio prazo – as ações que iniciaram no sábado terão continuidade nos próximos meses e, possivelmente, em 2022. A razão para esse projeto com duração maior do que o normal é que ele faz parte de outro projeto: o GEJA candidatou-se a fazer uma série de intervenções no Parque da Cidade, no espaço conhecido oficialmente como “Área dos Escoteiros” – justamente o ambiente ao redor da sede do grupo. Concebido em 2019, a iniciativa do GEJA aproveitou o Decreto do GDF nº 39.690, de 28 de fevereiro de 2019, que instituiu o programa “Adote uma Praça”, que dispõe sobre a adoção de praças, jardins públicos e balões rodoviários, por entidades e empresas. Assim, o Grupo Escoteiro José de Anchieta submeteu proposta ao GDF para “adotar” a área ao redor da sede e propôs diversas intervenções, que vão desde a recuperação dos brinquedos – ação iniciada no MutCom – até a construção de uma pista permanente de arvorismo, passando pela construção de brinquedos, reforma das pracinhas comunitárias, pintura e recuperação dos murais e outras ações. O projeto, batizado de Abrace o Parque da Sede, finalizou a tramitação em 2020 e já estaria assinado oficialmente se não fosse a pandemia do Covid-19.

O Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Comunitária (popularmente conhecido como MutCom) é uma atividade de mobilização nacional que visa a integração e colaboração dos Escoteiros do Brasil com a sociedade – como, por exemplo, com as comunidades próximas às Unidades Escoteiras Locais espalhadas em todo o território nacional. O MutCom é uma oportunidade de proporcionar às crianças, adolescentes e jovens atividades de serviço que exerçam a função de estimular seu envolvimento com a comunidade, empoderando nossos jovens no intuito de agregar na formação de um indivíduo consciente e engajado com o mundo ao seu redor.

Confira algumas fotos da primeira etapa do MutCom 2021:

Autor

  • Bruno Souza

    Fui escoteiro dos 11 aos 14 anos. Depois cuidei da vida - estudos, trabalho, família. Retornei ao Escotismo quase 30 anos depois, com o ingresso da minha filha e, mais tarde, do restante da família. Atualmente, atuo como Diretor de Métodos Educativos no GEJA e na equipe da Diretoria de Gestão de Adultos da Região Escoteira do DF.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.