GEJA mantém o uso de máscaras ao ar livre

GEJA mantém o uso de máscaras em atividades ao ar livre enquanto aguarda posicionamentos dos Escoteiros do Brasil e dos Escoteiros do DF sobre a liberação da obrigatoriedade estabelecida pelo GDF.

A Região Escoteira do DF emitiu nota de esclarecimento sobre o Decreto do GDF nº 42.656, de 26 de outubro de 2021, que retira a obrigatoriedade do uso de máscaras ao ar livre.

Atualizado em 05/nov/2021

Em 26/out/2021, o GDF publicou o Decreto nº 42.656, estabelecendo que a partir de 3 de novembro não será mais obrigatório, no Distrito Federal, o uso de máscaras de proteção individual em ambientes abertos. Com isso, usuários do Parque da Cidade poderão usufruir das diversas atrações do local sem a máscara, caso desejem. Outras medidas de prevenção do contágio, como o distanciamento social, estão mantidas.

No entanto, no caso das atividades escoteiras, os protocolos de segurança dos Escoteiros do Brasil (nível nacional), dos Escoteiros do DF (nível regional) e do próprio GEJA (nível local) estabelecem a obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção para participação em atividades escoteiras, criando uma possível contradição entre as determinações escoteiras e a norma do GDF.

Posicionamento do GEJA

Como organização vinculada à União dos Escoteiros do Brasil, o GEJA precisa seguir o estabelecido na instituição para poder oferecer atividades escoteiras. Portanto, até que sejam alteradas as normas de segurança nos níveis nacional e regional é necessário manter o uso das máscaras, em qualquer ambiente, para participar das atividades no grupo.

Na última quinta-feira (04/nov), a Região Escoteira do Distrito Federal emitiu nota de esclarecimento sobre o uso de máscaras em atividades escoteiras, confirmando a precaução inicial do GEJA em relação à obrigatoriedade do uso em todas as atividades, incluindo aquelas ao ar livre.

Confira o vídeo gravado pelo Diretor de Métodos Educativos do GEJA, Marcelo Elias, sobre o assunto:

Autor

  • Grupo Escoteiro José de Anchieta

    O Grupo Escoteiro José de Anchieta – 11º DF (GEJA), criado em 1977, é vinculado à Região Escoteira do Distrito Federal, que faz parte da União dos Escoteiros do Brasil, que representa, no Brasil, a Organização Mundial do Movimento Escoteiro. Nossa sede fica no Estacionamento 3 do Parque da Cidade Sarah Kubitschek, em Brasília. Nossas reuniões ocorrem aos sábados, das 14h30 às 18h. Além das atividades em sede, eventualmente realizamos acampamentos, excursões, atividades ecológicas, comunitárias, sociais e várias outras dentro ou fora do Distrito Federal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.